menu topo

menu imagem

12/08/2018

Bienal Online 2018 - Entrevista com o escritor Paulo Ribeiro Neto


Bom dia pessoal!

Hoje é o último dia da Bienal Online e para encerrar com chave de ouro, temos a entrevista com o escritor Paulo Ribeiro Neto.


1 - Quais são os Autores e/ou livros que te influenciam?
Essa pergunta é difícil porque inevitavelmente muitos escritores queridos ficam de fora, mas vou citar três que me influenciam muito. O primeiro é o chileno Alejandro Zambra, o meu sonho é ter um dia a capacidade de encapsular um país inteiro em menos de cem páginas, como ele faz na maioria dos seus livros. O segundo é o Nelson Rodrigues, e aqui eu cito especialmente os contos da coluna "A vida como ela é", porque foi ali que eu vi que não podemos ter medo de levar nossas histórias ao ápice, seja ele trágico, cômico ou até mesmo, porque não, sensual hahaha. Pra fechar, tenho que mencionar o Moacyr Scliar. O livro "A mulher que escreveu a Bíblia", com o qual ele ganhou o Jabuti, é um dos meus favoritos da vida, tanto é que o releio quase todo ano. Nele, o autor apresenta uma narrativa histórica pra abordar questões sociais, políticas e religiosas e não soa, em momento nenhum, panfletário, fazendo com que a gente empatize com a protagonista logo nas primeiras páginas. Sem dúvida, um dos melhores romances que já li!

2 - Além dos Autores/livros quais são as outras formas que você usa de inspiração e influência?
Ah, em um mundo multimídia como o nosso não dá pra ficar só com a literatura, né? Vejo muitas séries e acho que isso influencia muito na minha escrita, porque adoro virar a narrativa e enganar o leitor. Também tive uma vivência grande em teatro antes de ser autor, o que me ajuda a dar mais veracidade aos diálogos que crio. Cinema e música são outros meios que também estão sempre presentes no meu processo criativo.

3- Em qual obra está trabalhando atualmente e fale um pouco dela?
Atualmente, no campo da prosa, eu ainda estou curtindo o lançamento do meu primeiro livro mesmo Hahaha Tenho uma ideia do que será o meu segundo livro de contos, mas ainda é muito incipiente pra divulgar pra todo mundo. Por outro lado, no campo da dramaturgia, eu estou sim escrevendo atualmente. Estou adaptando um clássico da literatura portuguesa, um livro chamado "A confissão de Lúcio", do Mário de Sá-Carneiro, para o teatro. É uma adaptação bem livre, que usa só as premissas da narrativa original pra criar uma história nova, pensada para os palcos. Esse projeto me anima bastante!

4- Para você, no que as redes sociais influenciam na vida de um escritor?
As redes sociais estão aí, vieram pra ficar, e influenciam na vida de todo mundo, inclusive na vida de quem escreve. Acho que elas podem ter um impacto positivo ou negativo, depende do uso que cada um faz delas. Eu encontrei muitas leitoras betas para os contos de "Maria são nossos nomes" em grupos do Facebook, o que foi ótimo porque me ajudou a aperfeiçoar meus textos antes de enviar pra uma editora. Esse é o lado bom. O lado ruim talvez seja o fato de que elas sejam mídias bem imediatistas e muitos escritores se deixam levar por essa lógica, publicando escritos que deveriam ter sido mais revisados, editados e que necessitavam de mais trabalho antes de serem lançados. Acho ótimo que as redes sociais tenham ampliado e democratizado o acesso a autores independentes, mas sabemos que nem todas essas obras tiveram uma revisão de qualidade, o que acaba prejudicando a experiência de quem as lê.

5- Qual das redes sociais que você acha que seja a melhor forma de divulgação? 
Confesso que não sou um expert em redes sociais, tanto é que o velho boca a boca foi o que mais me ajudou a vender livros nos últimos meses hahaha Mas o Facebook é uma plataforma interessante, que permite a interação com uma rede de amigos e conhecidos, que são o nosso primeiro público quando nos lançamos como autores. Divulguei eventos, capas e links de compra tudo no meu perfil pessoal e em páginas relacionadas a literatura no face. Agora, se o foco é atingir um público mais diverso, que vá além dos seus círculos mais próximos, o Instagram parece ser uma boa plataforma. Pelo menos é o que eu tenho sentido nas minhas recentes incursões nessa última plataforma


Entrevista maravilhosa, espero que vocês tenham gostado.

Redes sociais do Escritor:


Facebook: https://www.facebook.com/paulohrneto

Skoob: https://www.skoob.com.br/autor/22737-paulo-ribeiro-neto



E tem sorteio rolando na página do autor:


https://www.facebook.com/paulohrneto/posts/1943888242299626



No site da editora tem um dos contos do livro de amostra para vocês terem uma noção de como é a escrita do Paulo:


http://www.fractaleditora.com.br/paulo-ribeiro-neto/ 



Um comentário:

Poderá Gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo